Faceta dental: Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

As facetas dentárias são um dos tratamentos odontológicos estéticos mais procurados pelos pacientes. Por isso, no post de hoje vou contar o que são, para que servem, como são colocadas e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que são facetas dentárias?

A faceta dentária é uma pequena e fina folha de porcelana, embora também possa ser feita de outros materiais, que aderem à parte frontal do dente para corrigir imperfeições, permitindo modificar visualmente a forma, o brilho e a cor.

Existem vários tipos de facetas dentárias, mas as mais utilizadas são:

  • Facetas dentárias compostas: Trata-se de um tratamento minimamente invasivo, pois são feitas diretamente sobre os dentes, aplicando o material na parte visível e modelando até obter o aspecto desejado. 
  • Facetas dentárias de porcelana: Trata-se de uma fina lâmina de porcelana que se coloca sobre a parte visível do dente. Sua funcionalidade é modificar a aparência do dente em cor, formato e brilho. 

Para que servem as facetas dentárias?

As facetas dentárias são a escolha ideal em situações em que os dentes originais são de cor escura e formato irregular. Também são uma boa opção para dentes fraturados, com diastemas e para algumas situações de desalinhamento dentário.

Para algumas pessoas, manchas superficiais não respondem bem ao clareamento dental.  Nessas situações, o uso de facetas pode ser a melhor opção.

É por isso que as facetas dentárias têm como principal função a estética dental, pois permitem mascarar as imperfeições, fazendo com que apareçam dentes naturais e sem problemas.

Como são colocadas as facetas dentárias?

Para a colocação, será necessário um pequeno desgaste do esmalte frontal do dente. Após esse procedimento, as facetas são cimentadas, recebem o acabamento e polimento. 

Quais são as vantagens e desvantagens das facetas dentárias?

As principais vantagens e desvantagens do tratamento são:

Vantagens 

  • Aparência natural: Por serem finas camadas que se colocam na superfície dos dentes, proporcionam uma aparência natural e muito bonita. Além disso, com facetas dentárias de porcelana, um brilho natural é devolvido ao dente.
  • Material biocompatível: As facetas dentárias são geralmente feitas de materiais biocompatíveis. Isso significa que são materiais muito bem tolerados pelos tecidos dentais e não dentais da nossa boca.
  • Alta resistência: As facetas são muito resistentes e os hábitos do paciente não são alterados pela sua colocação.

Desvantagens 

  • Sensibilidade dentária: Você pode sentir um pouco de sensibilidade dentária nos primeiros dias após o tratamento, pois seus dentes foram preparados para poder aderir às facetas estéticas.
  • Em caso de quebra, desgaste ou deterioração: Se o dano for pequeno, pode ser reparado e modificado. Mas em caso de grandes danos, é aconselhável trocar a faceta dentária. 

Você precisa de facetas dentárias?

Se você precisa de facetas de porcelana ou resina composta, basta entrar em contato e agendar sua avaliação aqui na clínica.